Resiliência


Imagine uma vida sem obstáculos, sem superações e, consequentemente, sem conquistas. Uma vida confortável, mas sem movimento e sem sentido. Agora, imagine uma vida dinâmica, com conquistas, obstáculos superados e objetivos alcançados. Qual delas você gostaria que fosse a sua vida? Para darmos um passo à frente, precisamos tirar o pé de trás e isso nem sempre é fácil, uma vez que o que passou é justamente o que já se tornou conhecido. O passo adiante vem carregado de mistério, pode ser agradável ou não, confortável ou não, simples ou não.


O ser humano tem uma capacidade de poder se desenvolver, que permite a cada um superar as adversidades.  O termo vem da física e diz respeito à resistência dos materiais, à capacidade que determinado material possui de retornar ao seu estado normal após ser submetido a alguma carga de tensão.

A resiliência aplicada à nossa realidade vai nos mostrar o quanto somos capazes de manter nossa mente e nossas emoções estáveis, mesmo quando o meio em que vivemos nos impõe situações de stress e tensão.


Da mesma forma que conseguimos voltar para casa ao final do dia porque sabemos onde ela fica, devemos poder voltar para nós mesmos porque sabemos nos reconhecer quando procuramos. Isso demanda autoconhecimento, sim, mas exige também uma boa dose de autoestima; afinal de contas, só queremos voltar para casa porque gostamos dela, porque ali está tudo que é verdadeiramente nosso e é ali que nos sentimos mais à vontade.


Enfim, há de se buscar cada vez mais profundamente quem somos, entender o que significa de fato ‘Ser Humano’ e aprender a fazer escolhas que nos direcionem a crescer neste sentido. Dessa forma, após um dia de turbulência, após uma mudança de rumo imposta externamente, poderemos dizer que “estou voltando para casa, para meu próprio ser, onde posso viver e descansar feliz”.


 Filósofo Henderson Souza

© 2023  ORGULHOSAMENTE CRIADO POR HS - COMUNICAÇÃO

  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Twitter Basic Black
  • Preto Ícone YouTube