Dignidade Humana

Pensamentos e Palavras

Dignidade Humana


A dignidade humana na sua essência é o reconhecimento de todos os seres humanos, é um valor moral / espiritual. Alguns irão dizer que são direitos básicos,/ os conhecidos direitos fundamentais.


Os Direitos fundamentais originam-se da dignidade humana. Essa norma é constituída a todo ser humano, e este constitui o princípio máximo do estado democrático de direito.


São Tomás de Aquino exaltou que o conceito da dignidade fundamenta-se na criação do homem à imagem e semelhança de Deus, contudo não podemos separar e esquecer a natureza humana.


Olhando para a perspectiva cristã, vemos que Jesus Cristo aproveitava os relacionamentos, para ensinar o respeito com a dignidade da pessoa humana, um tipo de convivência, no amor, respeitando a dignidade de cada um, demonstrando que o ser humano é um ser espiritual, que possui valores diversos. E nós seres humanos fomos feitos para expressar estes valores de forma racional.


O filósofo francês Blaise Pascal irá dizer que : O homem é feito visivelmente para pensar; toda a sua dignidade e todo o seu mérito; todo o seu dever é pensar bem.


A dignidade da pessoa humana é um meio de luta pela construção de uma sociedade justa, igualitária, fraterna e solidária.


Henderson Souza


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023  ORGULHOSAMENTE CRIADO POR HS - COMUNICAÇÃO

  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Twitter Basic Black
  • Preto Ícone YouTube